Sistema Fiep amplia Centro Integrado de Cascavel

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugura na próxima terça-feira (31), às 18h30, em Cascavel, as obras de ampliação do Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai/IEL. "Investimos R$ 4,735 milhões nesta obra e na aquisição de novos equipamentos com o objetivo oferecer uma infra-estrutura adequada às demandas das indústrias da região Oeste do Estado, que têm uma importância fundamental para a economia paranaense", destacou Rocha Loures, lembrando que a unidade comemora, em 2007, 30 anos de existência. "Uma data importante que merece ser comemorada", completou.

Um dos destaques deste investimento é a Escola de Plástico e Ferramentaria do Senai, a primeira do Paraná. A Escola atenderá nas dependências do novo anexo, que tem 2 mil metros quadrados de área. A partir de agosto, a escola oferecerá cursos de Qualificação e Treinamento em Reciclagem de Materiais, Segurança do Operador de Máquinas Injetoras, Ciência e Tecnologia dos Polímeros. Além disso, ofertará também o curso de Aprendizagem em Operador de Injetora e Extrusora de Plástico. As inscrições já estão abertas.

"A nossa intenção é implantar cursos Técnicos na área de Plástico e Automação Industrial", adiantou Rosmery Dall’Oglio, gerente regional Sesi/Senai Oeste e Sudoeste. O novo prédio está sendo equipado com máquinas extrusoras e injetoras, laboratórios para análises de plástico e setor para projetos e desenvolvimento de matrizes e moldes.

Além da Escola de Plástico e Ferramentaria, o novo anexo abrigará também o setor de Informática e Eletroeletrônica do Senai. No novo anexo, o Senai poderá oferecer, a partir de 2008, atendimento a 500 alunos por ano.

Os investimentos do Sistema Fiep no Centro Integrado de Cascavel abrangem ainda a melhoria nos laboratórios de Automobilística, Informática, Eletroeletrônica e Têxtil e Vestuário. Nestes laboratórios, o investimento foi concentrado na reforma da estrutura física e na aquisição de novos equipamentos.

Foi disponibilizado também um espaço para a implantação de um laboratório para a Construção Civil, o que permitiu oferecer às empresas do setor e ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), ainda este ano, cursos de Qualificação e Operacionais. "A reestruturação e a contratação de pessoal possibilitaram oferecer serviços que agora serão sistematizados e contínuos", explicou Rosmery. Segundo ela, estão programados para 2008 cursos de Aprendizagem para os setores de Construção Civil e Têxtil e Vestuário.

Sesi

O Sistema Fiep investiu ainda na melhoria e ampliação da estrutura do Colégio Sesi, na reforma do Ginásio de Esportes e na implantação de consultório odontológico para atendimento do Cartão Sesi. "Adquirimos equipamentos e mobiliário. Promovemos a reforma e a reestruturação do espaço físico. Contratamos professores e equipe administrativa, além dos profissionais da área de Saúde", detalhou Rosmery Dall’Oglio, gerente regional Sesi/Senai Oeste e Sudoeste.

Já o Cartão Sesi, implementado em março no município, atualmente é utilizado por funcionários de 18 empresas de Cascavel através de cinco sindicatos: Sindimetal, Sindwest, Sindimadeiras, Sinduscon e Sindap. Para melhorar o acesso, os clientes do Cartão Sesi também são atendidos por uma unidade móvel totalmente equipada. O espaço físico destinado ao consultório odontológico foi reformado e estruturado com novos equipamentos.

O Ginásio de Esportes da unidade também foi reformado – estrutura da quadra, pintura geral, adequação do laboratório de Física e Química do Colégio Sesi, reforma do vestiário, na sala de jogos e na sala dos técnicos do lazer. Com a reforma, o Ginásio passou a ser utilizado durante todos os períodos. Pela manhã, os alunos do Colégio Sesi têm aulas de Educação Física; à tarde, o espaço é destinado para projetos sociais (Atleta do Futuro) e, à noite, para a prática esportiva de trabalhadores da indústria. Os alunos dos cursos de Aprendizagem também utilizam o Ginásio.

Voltar ao topo