Servidores do Congresso pedem reajuste de 15%

Brasília – As mesas diretoras da Câmara e do Senado estudam a concessão de um reajuste de 15% para os servidores do Congresso. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindlegis), mas o assunto não será decidido agora porque o Congresso Nacional está no chamado “recesso branco”.

Caso seja concedido o aumento, ele poderá ser estendido aos parlamentares, cujo salário é de aproximadamente R$ 12 mil. Além da verba de R$ 12 mil destinada aos gastos com aluguel de imóveis, locomoção e alimentação, os congressistas recebem ajuda de custo para gastos com passagens, telefone e correios.

O segundo secretário da mesa diretora, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), defende que o reajuste dos servidores beneficie também os parlamentares. “Eu defendo o reajuste porque (o salário) é muito pouco e os compromissos são muitos altos”, afirma o deputado.

A assessoria de imprensa do Senado informou que não há estudos de aumento para os parlamentares. Segundo a assessoria, existe a reivindicação de concessão reajuste aos servidores e a questão está sendo tratada pelo diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.

Recesso branco

Até o dia 13 de setembro, as sessões do Congresso serão usadas para pronunciamentos dos parlamentares, sem previsão de votações. As reuniões das comissões técnicas também foram transferidas para depois do feriado de 7 de setembro. Durante o “recesso branco”, os parlamentares permanecem em suas bases eleitorais, fazendo campanha ou ajudando candidatos a vereadores e prefeitos nas eleições municipais de 3 de outubro.

Voltar ao topo