Serra despenca e disputa com Ciro o terceiro lugar

Brasília (AE e agências) – O pré-candidato do PSDB, senador José Serra, caiu de 16,1% para 13,3% nas intenções de voto, ficando agora empatado tecnicamente em terceiro lugar com o pré-candidato do PPS, Ciro Gomes, de acordo com o resultado da pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem. O pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, continua isolado na primeira colocação, aumentando as intenções de voto de 37,9% para 40,1%. O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, assegurou a segunda posição, passando de 15,2% para 16,5% das intenções de voto.

A pesquisa realizada entre os dias 19 e 23 de maio, ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios brasileiros. O levantamento, que apresenta Lula com 40,1% das intenções de voto, confirma os números das últimas pesquisas de outros institutos que mostram o candidato petista quebrando a barreira dos 40%: Datafolha (43%), Ibope (42%) e Vox Populi (42%). A pesquisa CNT/Sensus ainda revelou uma queda nas intenções de voto para o candidato do Prona, Enéas Carneiro, que passou de 2,4% para 1,9%. O número de indecisos, brancos e nulos passou de 18,2% para 16, 4%.

Se o candidato do PSB, Anthony Garotinho, desistisse de sua pré-candidatura às eleições presidenciais, Lula venceria as eleições já no primeiro turno. De acordo com simulação feita pelo Instituto Sensus, na hipótese de desistência de Garotinho, Lula teria 42,7% das intenções de voto. Nesse caso, o segundo lugar ficaria para o pré-candidato do PSDB, senador José Serra, com 17% das intenções, seguido do ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PPS), com 16,2%. O candidato do Prona, Enéas Carneiro, teria 2,5% nas intenções de voto. O número de votos nulos, brancos ou de indecisos somaria 21,8%.

A pesquisa também apontou um crescimento na avaliação do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. A avaliação positiva do presidente registrou uma melhora em maio, subindo de 25,6% em abril para 28,2%. Por outro lado, a avaliação negativa do presidente caiu de 32,6% para 29,5%, enquanto a avaliação regular sofreu uma pequena variação, passando de 37,1% para 37,9%. A pesquisa revela, ainda, que houve uma melhora no potencial de transferência de voto do presidente para as eleições presidenciais de outubro.

Dos 2 mil entrevistados pelo Sensus, 36,1% afirmaram que poderiam votar em um candidato indicado ou apoiado por FHC e outros 6%, que só votarão num candidato apoiado pelo presidente. Em abril, esses percentuais eram de 31,7% e 7,6%, respectivamente. Houve uma queda de 4,2 pontos percentuais dentro do grupo de entrevistados que afirmaram que não votariam num candidato apoiado por FHC. Esse percentual passou de 54,2% em abril para 50%,

O levantamento da pesquisa Sensus foi feito logo após a publicação da reportagem da revista IstoÉ, que acusava o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), cotado para vice na chapa de Serra, de contas no exterior não declaradas à Receita Federal. Durante o levantamento de dados da pesquisa, a deputada Rita Camata (PMDB-ES) foi indicada para o cargo de vice na chapa de Serra. O presidente da CNT, Clésio Andrade, é filiado ao PFL mineiro e deve disputar as eleições em outubro para um cargo no Congresso Nacional ainda não definido.

O publicitário Nizan Guanaes, coordenador da campanha de José Serra, disse que a pesquisa CNT/Sensus está atrasada e reagiu com ironia ao avanço do pré-candidato do PSB, Anthony Garotinho. “Esta pesquisa reflete a realidade de uma semana atrás. Ela está com delay”, disse Nizan. “Com todo o respeito que eu tenho com o governador Garotinho, se esta pesquisa estiver correta eu danço a baiana na frente do prédio da CNT”, completou.

O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), desqualificou a pesquisa CNT/Sensus. “Esta pesquisa é patrocinada por grupos políticos contrários à candidatura de Serra. Isso é propaganda, não é pesquisa”, atacou, numa clara referência ao PFL. “Só acredito em pesquisa que não tenha vinculação com partidos políticos ou com grupos empresariais”, disse. O líder tucano afirmou que a pesquisa CNT/Sensus sempre apresentou “desvios” e que destoa da realidade por motivos “político-eleitorais”. “As pesquisas da CNT sempre apresentavam Roseana Sarney (ex-governadora do Maranhão) num patamar que não existia”, disse. O presidente da CNT, Clésio Andrade, é filiado ao PFL.

Voltar ao topo