Serra convida Lerner para coordenar projetos

O governador Jaime Lerner (PFL) foi convidado ontem pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, para coordenar a elaboração das propostas de desenvolvimento urbano do seu programa de governo.

Serra e Lerner conversaram reservadamente por cerca de uma hora no Chapéu Pensador, o gabinete do governador na Copel em Curitiba. O tucano definiu Lerner como “o maior especialista do país e também lá fora em cidades”. E disse esperar que o governador apresente sugestões nas áreas de saneamento, transporte, habitação e geração de empregos.

O candidato tucano fez elogios à atuação de Lerner em Curitiba, citando o modelo de transporte coletivo implantado na cidade nas duas vezes em que o pefelista foi prefeito da capital. E também citou as Vilas Rurais como um dos programas de sucesso do governador. Serra negou que tenha garantido ao governador um ministério, caso seja eleito, em troca da participação direta de Lerner na campanha eleitoral. “Primeiro, preciso ganhar a eleição. Mas é óbvio que o Jaime Lerner é uma figura que sempre será cogitada a trabalhar num governo nacional”, comentou o senador, afirmando que ele e o governador conversaram apenas sobre planejamento urbano e não abordaram nenhum tema eleitoral.

Lerner disse que se sentia gratificado com o convite de Serra e mais ainda pelo fato de ter encontrado pela primeira vez um candidato a presidente que tem uma visão clara em relação aos problemas das cidades. O governador disse que vai montar uma equipe para auxiliar o candidato tucano a definir sua política urbana e que esta tarefa não deverá prejudicar sua atuação no governo no Estado. “Tenho trinta anos de trabalho nesta área e gostarei de atender esta solicitação.

Pela tangente

A exemplo do que já vem fazendo desde a divulgação das pesquisas que mostraram a sua queda na preferência do eleitorado e a ascensão do candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, em Curitiba, o tucano também não quis comentar seu desempenho. “Pesquisa é apenas uma fotografia. O que importa é a pesquisa do dia da eleição. Prefiro discutir os problemas do Brasil. È isso que quero fazer: ouvir as pessoas, os pequenos e grandes”, afirmou.

O tucano também desconversou quando questionado sobre a fragilidade dos apoios que tem no PFL e PMDB do Paraná. Os pefelistas estão rachados e os peemedebistas estão preferindo se abster na campanha presidencial, com uma tendência a apoiar o candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva. “Isso está acontecendo em todo o canto”, resumiu o senador. Ele disse que não tinha a intenção de cobrar o apoio do senador Roberto Requião, candidato do PMDB ao governo, pelo menos não nesta visita a Curitiba.

Rita Camata esteve no diretório do PMDB em Curitiba acompanhada do deputado federal Gustavo Fruet e do vereador Marcelo Almeida para pedir apoio à chapa tucana. Foi recebida pelo secretário-geral do partido, Luiz Carlos Delazari, que informou não haver ainda uma definição a respeito.

Corpo-a-corpo em Curitiba

No início da tarde, o candidato a presidente da República, senador José Serra (PSDB), e sua candidata a vice-presidente, deputada federal Rita Camata (PMDB), fizeram uma caminhada pela Rua das Flores, em Curitiba. Os dois cumpriram à risca os novos mandamentos da campanha tucana depois da queda do segundo para o terceiro lugar nas recentes pesquisas de intenções de votos. Rita e Serra passaram uma hora na rua, cumprimentando e abraçando quem encontravam pela frente, e até entraram nas lojas para conversar com vendedores e consumidores. Segundo o candidato, sair na rua e falar com as pessoas sobre os problemas do país é uma estratégia “não para subir nas pesquisas, mas para ganhar a eleição”.

O percurso somente foi perturbado por uma minúscula manifestação de três pessoas, que estavam próximas a uma barraca de material de campanha do PT, que gritaram para o candidato, chamando-o de “neoliberal” e “pai do desemprego”. Serra e Rita fizeram de conta que não ouviram. E também ignoraram o protesto de um artista que encenava uma “estátua viva” e que não gostou quando Serra e comitiva se desviaram dele. “Se ele tivesse passado aqui, levava uma “espadada”, reagiu o artista irritado.

Serra foi mais bem recebido no Café da Boca, onde a um pedido de dinheiro de um casal de crianças, respondeu que não tinha, mas ofereceu uma xícara de café. Também parou no engraxate para lustrar os sapatos. Ouviu do engraxate, Esperidião de Souza, que ainda não havia decidido seu candidato a presidente. Serra esforçou-se para conquistar o eleitor indefinido. “Vou citar Trancredo para o senhor. Quando a gente tem dúvida sobre um candidato, a gente olha para o lado e vê quem está com ele”, afirmou o tucano, puxando a deputada Rita Camata para junto de Espiridião.

Da caminhada participaram também o ex-governador José Richa, um dos coordenadores da campanha de Serra, e o ex-secretário da Casa Civil, Alceni Guerra (PFL). Depois do contato direto com eleitores curitibanos, o candidato à sucessão de Fernando Henrique Cardoso, acompanhado pelo ex-governador José Richa, um dos coordenadores de sua campanha, deslocou-se para o Chapéu Pensador, escritório do governador Jaime Lerner na sede da Copel, no bairro do Bigorrilho. Lá a conversa foi outra.

Encontro em Cascavel

O PSDB espera reunir cerca de 200 prefeitos e delegações de todo interior paranaense hoje, em Cascavel, para um encontro com o candidato à sucessão de FHC, senador José Serra, e com o postulante ao governo do Paraná, Beto Richa. Será o primeiro grande evento político promovido pela coligação Paraná de Todos Nós após a convenção partidária. São esperadas mais de duas mil pessoas no Centro de Exposições Expovel (Sociedade Rural), a partir das 12h. Junto com Beto e José Serra estarão Lubomir Ficinski, candidato a vice, Luciano Pizzatto e Nitis Jacon, concorrentes ao Senado, além de candidatos a deputado federal e estadual.

O governador Jaime Lerner (PFL) o ex-governador José Richa, o ministro Euclides Scalco confirmaram presença no ato político-eleitoral dos tucanos em Cascavel. Antes da chegada da comitiva do presidenciável, Beto Richa dará entrevista à televisão Tarobá e aos principais jornais e rádios da região. Depois recebe a comitiva de Serra para o comício que está programado para o Centro de Exposições

A agenda do candidato ao governo para hoje prevê ainda visitas a Cianorte e Campo Mourão. Amanhã ele estará em Francisco Beltrão e Salgado Filho.

Voltar ao topo