Senadores do PT afastam Heloisa Helena da bancada

Brasília – Por oito votos a cinco, os senadores do PT decidiram ontem, afastar temporariamente a senadora Heloisa Helena da bancada do partido. Esta posição já foi assumida na Câmara quando a bancada de deputados do partido resolveu desligar também os deputados radicais, João Batista de Araújo, Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE).

Segundo o líder do partido, senador Tião Viana (AC), a decisão teve como objetivo preservar a coerência na bancada. Com esta decisão, a senadora Heloisa Helena não participa como filiada do PT das decisões partidárias no âmbito das comissões e plenário. Ela continuará filiada ao partido, mas terá suas atividades partidárias limitadas. No período em que permanecer afastada, a senadora fica impedida de falar em nome do partido. Uma nova avaliação sobre a situação da senadora no partido será feita após a decisão do Conselho de Ética do Diretório Nacional.

Heloisa Helena participou da reunião. Ao saber da decisão, a senadora começou a chorar, disse que é um absurdo e que só não diz que é uma palhaça porque respeita os profissionais de circo. O PT exige que a senadora vote de acordo com as determinações partidárias, mas no fim de semana ela repetiu que não aceita o projeto de reforma da Previdência.

A decisão sobre seu desligamento foi comunicada pela senadora Ideli Salvatti (SC), que deixou a reunião apressada para participar da CPI mista que investiga a remessa supostamente ilegal de US$ 30 bilhões ao exterior pelo Banestado. “Estou atrasada para a reunião da CPI, porque fiquei por conta da Heloisa Helena. E por conta disso, a gente não faz o serviço que precisa”, disse Ideli, aparentemente irritada, referindo-se à sua participação na CPI, já que foi uma das principais defensoras para a instalação da comissão.

Voltar ao topo