Senador Garibaldi Alves é eleito presidente do Senado

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi eleito presidente do Senado. Como maior bancada da Casa, o PMDB teve a prerrogativa de indicar o nome do novo presidente do Congresso. A candidatura de Garibaldi foi considerada a mais viável dentro do partido, após a recusa do senador José Sarney (PMDB-AP) em sair candidato.

O novo presidente do Senado recebeu o apoio do PSDB e do DEM. Apenas Garibaldi foi inscrito para o cargo deixado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no dia 4, pouco antes de ser julgado pelo plenário da acusação de quebra de decoro parlamentar. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disputou com Garibaldi a indicação da bancada – e perdeu por 13 votos a 6.

Garibaldi foi eleito presidente da Casa com 68 votos. Dos 78 votantes, dois senadores se abstiveram e oito votaram contra. O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), que ficou 64 dias no cargo, desejou ao eleito êxito e muita sorte. A cúpula do PMDB estava toda no plenário, além do presidente do partido, Michel Temer, e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, que assim como Garibaldi é do Rio Grande do Norte

Voltar ao topo