Senador democrata afirma que CPI pede auditoria da reforma de Congonhas

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo, informou que solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que faça uma auditoria nas obras de recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que passou por reformas e foi reaberta há menos de um mês. Segundo ele, o TCU já determinou a abertura da auditoria, que deve incluir uma perícia na pista onde as obras foram realizadas. Essa perícia, adiantou o senador, será feita pelo Exército, que analisará se havia condições para o uso da pista.

"Eu pedi, e o TCU concordou, que a perícia fosse feita pelo Exército, porque a Aeronáutica é parte interessada", afirmou. Demóstenes destacou que a Aeronáutica possui um corpo técnico de excelência, mas que as investigações precisam ser feitas de forma imparcial. "Nessa área de engenharia, o Exército detém a maior capacidade e conhecimento científico", justificou.

O senador lembrou que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) havia aprovado a utilização da pista antes de ela ser liberada para pousos e decolagens. Ele informou também que, poucos antes de conceder a entrevista coletiva, assistiu a uma filmagem que mostra o pouso e a suposta tentativa que o piloto fez de arremeter a aeronave para um novo pouso. "Aparentemente, pelos outros pousos que nos foram mostrados, o pouso (do Airbus da TAM) teria sido feito no local correto", disse.

Demóstenes citou, entretanto, que em um determinado trecho da pista, em que as demais aeronaves levaram entre 10 e 11 segundos para atravessar, o Airbus A-320 da TAM percorreu em pouco mais de 3 segundos. "É uma operação não usual. Nos trechos em que as aeronaves estavam desacelerando, especificamente em um deles temos a impressão de que o avião (da TAM) estava acelerando e que iria tentar arremeter", comentou, ponderando não ter conhecimentos técnicos para fazer avaliações mais precisas. O senador evitou afirmar que houve derrapagem, falha humana ou problemas no reversor do avião.

Voltar ao topo