Senado tem 1.º presidente negro

Brasília – O senador gaúcho Paulo Paim (PT) assumiu ontem interinamente a presidência do Senado e veio a ser o primeiro negro a ocupar a posição. Paim exerceu o cargo por alguns instantes, durante a posse do senador Eurípedes Camargo (PT-DF), que assumiu a vaga de Cristovam Buarque, ministro da Educação. O senador agradeceu “a deferência especial” concedida pelo presidente da Casa, José Sarney, ao abrir caminho para que ele, um senador negro do PT, empossasse outro senador negro do mesmo partido, Eurípedes Camargo.

Paim, eleito senador pelo Rio Grande do Sul por pequena margem de votos da sobre a também petista Emília Fernandes, é o primeiro vice-presidente da Casa e, por isso, assume a presidência quando da ausência do titular José Sarney (PMDB). “Este é um momento histórico, que demonstra que o Brasil está rompendo as barreiras do preconceito e que de fato nós temos tudo para fazer de nosso País um lugar onde a solidariedade, a igualdade e a liberdade estejam sempre em primeiro lugar”, afirmou. A cerimônia foi realizada no gabinete da presidência, tendo o secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, lido o termo de posse.

Em entrevista concedida logo após, Eurípedes Camargo disse que pretende centrar sua atuação parlamentar na educação e na área social, e, além de apresentar projetos de sua autoria, vai trabalhar pela aprovação de proposta de Cristovam que dispensa os professores de prestar vestibular para reciclagem. “O projeto vai melhorar a formação profissional dos professores e cumprir as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação” explicou.

Para o novo senador, a reforma da Previdência é “matéria fundamental para a sociedade brasileira, mas é preciso um processo de discussão e convencimento da população sobre o que será melhor para todos os trabalhadores e a população em geral”. “O Congresso deve agir com independência, mas entendendo que somos parceiros do governo no trabalho de construir e solidificar estruturas legais que permitam o bom desempenho tanto do Legislativo quanto do Executivo. Como parlamentar do PT, espero contribuir para acharmos o consenso necessário à aprovação das propostas de interesse geral”, afirmou.

Eurípedes Camargo nasceu em Goiás e veio para Brasília em 1969. Trabalhou na construção civil como serralheiro e presidiu a Associação dos Incansáveis Moradores da Ceilândia, primeiro movimento de sem-teto do Distrito Federal. Foi deputado distrital duas vezes, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social do governo Cristovam Buarque, secretário especial para a implantação do Orçamento Participativo e administrador regional da Candangolândia.

Voltar ao topo