Semana da Amazônia estimula atividades regionais, diz MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) encerra neste sábado (6) as atividades da Semana da Amazônia, que tiveram início dia 1º deste mês. O dia é marcado por atividades de sensibilização e conscientização da população no Parque da Cidade, em Brasília, com distribuição de brindes que promovem o uso racional de produtos descartáveis e oficinas de educação ambiental para o público infantil.

A coordenadora do Programa de Proteção às Florestas Tropicais do Brasil, Nazaré Soares, destaca que a “boa receptividade” das pessoas durante a Semana da Amazônia vai abrir espaço para que atividades similares sejam realizadas em 2009. A idéia, segundo ela, é incentivar as gerências regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a investir em ações voltadas para cada estado brasileiro.

“Existe uma máxima de que apenas os estrangeiros possuem interesse na Amazônia e isso não é verdade. Anualmente, uma média de R$ 500 milhões são investidos em ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento na Amazônia”, disse Nazaré.

Ela lembra que há tempos não se via uma mobilização da sociedade voltada para temas ambientais e relata que, neste último dia do evento, chegou a ouvir “cobranças” de famílias e turistas que freqüentavam o parque para que o MMA não abra mão da proposta. “Há interesse sobre o tema. As pessoas receberam de forma muito positiva e pediram mais”.

Durante a última semana, foram realizadas palestras, exibições de vídeo, cursos e exposições com o objetivo de divulgar as políticas públicas na região da Amazônia e de sensibilizar a população para a necessidade e o compromisso com a preservação ambiental. Além do tema Zoneamento ecológico-econômico, foram debatidos assuntos como áreas protegidas, reservas extrativistas, recursos hídricos e resíduos sólidos e políticas indígenas.

O Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira (5), foi criado, segundo o MMA, com o objetivo de despertar os brasileiros para a necessidade de se adotar uma política de desenvolvimento sustentável para a região, levando-se em consideração a preservação da natureza e a proteção ambiental.