Sem-terra acampam no centro de Ribeirão Preto

Um grupo de 50 sem-terra, entre homens, mulheres e crianças, que representam as cerca de cem famílias que estão acampadas na Fazenda Santa Clara, em Serra Azul, a 300 quilômetros de São Paulo, acamparam hoje em frente ao prédio da Procuradoria do Estado, regional de Ribeirão Preto. O grupo é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem -Terra (MST) e pede que a fazenda não seja  leiloada pelo governo do Estado.

Segundo Kelly Mafort, integrante da direção estadual do MST, o grupo ficará acampado em frente à Procuradoria, no centro da cidade, até conseguir uma resposta concreta da reivindicação. Durante a tarde, Kelly foi recebida pelo procurador do Estado, em Ribeirão Preto, Victor Hugo Albernaz Júnior, que se comprometeu em encaminhar uma carta ao Procurador-Geral, em São Paulo, Elival da Silva Ramos. Kelly espera marcar uma audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) para sexta-feira, quando ele vai estar na cidade.

As famílias de sem-terra estão há mais de dois anos na Fazenda Santa Clara, que tem 1.150 hectares. A fazenda, que pertence ao Estado, deve ser leiloada. Segundo Kelly, o governo venderia a área e destinaria 50% do valor para o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) comprar outra fazenda, em outro local, para fazer o assentamento. ?Por que não fazer lá mesmo??, questiona ela.

Voltar ao topo