Sem registrar chuva há dois dias, Sistema Cantareira fica estável

O nível do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, ficou estável pelo terceiro dia consecutivo, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgados nesta segunda-feira, 15. Antes, o sistema havia registrado 19 altas seguidas. Outros três mananciais mantiveram o volume de água armazenada, e dois tiveram queda.

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 47,7% da capacidade, o mesmo índice do dia anterior. Esse porcentual, tradicionalmente divulgado pela companhia, considera a reserva profunda como se fosse volume útil do sistema.

A última queda do nível do Cantareira foi no dia 22 de outubro, quando o volume de água represada desceu de 15,7% para 15,6%.

O sistema já está há dois dias sem registrar chuvas. A precipitação em fevereiro tem sido abaixo do esperado e soma 65 mm nos 15 primeiros dias do mês – a média histórica de todo o mês é de 202,4 mm.

Segundo o índice que calcula a reserva profunda como volume negativo, o nível do manancial recuou 0,1 ponto porcentual e passou de -18,4% para -18,5%. Já pelo terceiro índice, o índice ficou estável em 36,9%.

Outros mananciais

Além do Cantareira, os Sistemas Alto Cotia, Rio Claro e Alto Tietê ficaram estáveis em 99,8%, 81,5% e 28,6%, respectivamente. Este último porcentual considera o volume morto adicionado no fim de 2014.

Atualmente responsável por abastecer o maior número de pessoas na região metropolitana (5,8 milhões), o Guarapiranga registrou queda de 0,3 ponto porcentual nesta segunda-feira e está com 80,6% da capacidade, contra 80,9% do domingo, 14.

Outro manancial que teve diminuição do volume de água armazenada foi o Rio Grande, que também variou 0,3 ponto porcentual e foi de 86,3% para 86%.

Voltar ao topo