Sem verba para investir em novos projetos, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou na quinta-feira, 11, ter acertado com empresários o financiamento de atividades programadas pela secretaria. Beltrame não revelou valores.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário, o apoio do empresariado será destinado a pontos do planejamento estratégico da secretaria até 2018. Um deles é a reforma de 200 motos da frota da PM.

Também está prevista a criação de grupamentos para atuação em áreas de lazer, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, a Quinta da Boa Vista e o Parque de Madureira, ambos na zona norte. A ideia é que policiais sem farda e sem armas letais circulem de bicicleta por esses locais. “Sempre fui defensor do policiamento a cavalo e de bicicleta”, disse o secretário, após gravação do programa da jornalista Miriam Leitão na GloboNews.

O grupamento da Lagoa – primeiro a ser constituído – custará R$ 450 mil em estruturas e equipamentos, disse. O número de policiais mobilizados não foi divulgado. Os equipamentos deverão ser adquiridos por empresários. “Apresento o custo do projeto da Lagoa, com as plantas arquitetônicas e os modelos de bicicleta. Eles compram do jeito que quiserem. Não quero dinheiro.”

continua após a publicidade

Beltrame já teve três reuniões com empresários. As conversas podem levar ao financiamento de outros projetos.

Apesar dos episódios recentes de violência, Beltrame afirmou que não está perdendo o controle das UPPs. “O fato de as comunidades estarem ocupadas não significa que nunca mais vai se ouvir um tiro. Um secretário que prometer uma cidade limpa é mentiroso.” Ele anunciou ainda que, a partir de julho, o curso de formação de PMs aumentará de sete para dez meses, com foco em policiamento comunitário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade