Segundo turno nas mãos do PSB

Brasília

(AG e agências) – O segundo turno das eleições presidenciais pode estar nas mãos do PSB, apesar de seu candidato, Anthony Garotinho, estar em quarto lugar nas pesquisas, aparentemente não ter chance de reagir e estar perto de uma desistência. É justamente aí que reside a importância do PSB. Se Garotinho desistir, a eleição pode ser decidida no primeiro turno. Esta possibilidade assusta tanto o PT, quanto o PPS de Ciro Gomes, além de apavorar José Serra. Afinal, os votos de Garotinho podem ir para Ciro, mas mesmo assim ele não tem garantinha de que leva no primeiro turno.

A inanição financeira do PSB já levou dois candidatos ao governo a desistirem de suas campanhas: Jaco Bittar em São Paulo e Lídice da Mata, na Bahia. O comando da campanha de Garotinho tenta evitar a debandada, mas é grande a agitação nas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes com a expectativa da desistência do adversário, que pode acontecer, mais dia menos dia. O espólio do ex-governador já está sendo disputado a tapa. A Frente Trabalhista acha que leva 60% dos votos e o apoio pessoal de Garotinho.

O PT, por sua vez, já faz reuniões com integrantes do PSB para tratar do apoio do partido a Lula, em troca de acordos nos estados que envolveriam a desistência de algumas candidaturas petistas a governador. O que se comenta é que o partido estaria disposto a sacrificar até mesmo Benedita da Silva em nome desse entendimento. Há uma ironia nessa história. O PT, que sempre torceu pela renúncia de Garotinho para abocanhar o ex-aliado PSB, agora tem dúvidas se este seria o momento ideal. Teme que, no auge da onda Ciro Gomes, ele leve a maioria dos eleitores de Garotinho. “Agora, estamos torcendo para que Garotinho fique. Não é bom que ele desista. Ciro está na sua melhor fase. E, neste momento, acabaria beneficiado”, reconheceu um comandante da campanha de Lula.

Já José Serra enfrenta situação diferente. É claro que ele também está de olho no espólio de Garotinho, e segundo as pesquisas pode levar uma fatia de seu eleitorado. Mas, para o Planalto, a desistência do candidato do PSB neste momento também é uma operação de risco. Poderia acabar forçando uma antecipação do segundo turno no primeiro, num movimento em favor do voto útil em Ciro ou Lula, que acabaria por prejudicar Serra. Para o PSDB, portanto, o ideal é que Garotinho continue no páreo. É por aí que muita gente no governo está trabalhando.

Voltar ao topo