A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira (26), mostrou que 70,5% dos entrevistados atribuem a maior responsabilidade na preservação do meio ambiente e combate ao aquecimento global à população em geral. De acordo com a pesquisa, 25,8% consideraram que esta responsabilidade cabe aos governos. Já 3,7% não souberam ou não responderam.
A pesquisa CNT/Sensus identificou ainda que o desmatamento e as queimadas são os principais itens que o Brasil mais contribui para o aquecimento global: 56,9% apontaram estes itens em uma lista de seis opções. Em terceiro lugar, os entrevistados apontaram a indústria (17%) como fator que contribui para o aquecimento global. O quarto item mais apontado como fator de contribuição do Brasil para o aquecimento global foi a poluição (9,4%).
A pesquisa também perguntou se os países no mundo deveriam contribuir financeiramente para a preservação da floresta amazônica ou se esta preservação deveria ser de responsabilidade somente do Brasil: 54,5% consideraram que a preservação é de responsabilidade somente do Brasil e 39,8% consideraram que a preservação pode ser feita por financiamento internacional.
A grande maioria dos entrevistados considerou que a iniciativa do governo brasileiro no desenvolvimento e adoção de biocombustível é positiva para o País. Nesse item da pesquisa, 82,7% responderam sim contra 8 % que consideraram que esta iniciativa não é positiva para o País e 9,4% não souberam ou não responderam.


