Segundo Nelson Jobim, Congonhas terá conexões a partir de 16 de março

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta segunda-feira (21) que o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, voltará a operar vôos com escalas e conexões a partir de 16 de março. Segundo ele, as alterações serão limitadas à capacidade operacional do aeroporto, que permite até 30 movimentos (pousos ou decolagens) por hora na aviação regular e até quatro movimentos/hora na aviação executiva.

Jobim afirmou que está sendo feita uma flexibilização das normas restritivas adotadas em 20 de julho de 2007, logo após o acidente com o Airbus da TAM, que deixou 199 mortos, com o objetivo de desafogar a malha aérea. O governo decidiu voltar atrás nas medidas que foram anunciadas na época como necessárias à segurança das operações em Congonhas. Agora, argumenta que a manutenção do limite de 34 operações por hora garante a segurança do aeroporto. "A segurança continuará intocável porque a fiscalização será firme", disse.

Segundo ele, antes das normas de julho, Congonhas operava com mais de 40 pousos ou decolagens por hora. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faz estudos sobre o peso máximo das aeronaves que podem pousar em Congonhas. Somente ao final desse trabalho é que será revista a norma que fixou em 1.500 quilômetros o limite de distância de vôos que podem operar no aeroporto. Jobim afirmou ainda que continuam os estudos para ampliação do comprimento da pista.

Voltar ao topo