Segundo José Serra, Lula faz governo neoliberal

São Paulo – O presidente nacional do PSDB, José Serra, disse ontem em São Paulo que o “governo do PT toma medidas que podem ser consideradas de direita”. “Ele (PT) tinha um programa bastante à esquerda para o Brasil; um programa nacional popular muito ambicioso e irrealista, e convenceu a população de que era viável. Quando o PT ganhou a eleição, deixou tudo de lado e ficou sem programa nenhum”, disse.

Apesar de o tucano ter enfatizado inicialmente que o governo Lula é diferente do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, ele afirmou que o governo atual “pegou emprestado” políticas neoliberais. Serra argumentou que, diante dessa posição, o governo do PT ficou “à deriva” e acabou adotando uma política econômico-financeira e social mais à direita.

Serra negou que a política atual seja uma continuidade da que era implementada no governo anterior, que teve a participação dele como Ministro da Saúde. “As coisas mudam ao longo do tempo, e a política econômica depende da situação de cada momento”, ressaltou. Segundo ele, o Brasil nunca passou por uma situação como agora em que o quadro externo está favorável. “No ano passado a situação externa da economia brasileira foi a mais eufórica de que se tem notícia, mas o Brasil ficou na contramão e o governo Lula não aproveitou o momento, ficou se lambuzando com o poder.”

Voltar ao topo