Segundo José Dirceu não haverá renúncia coletiva

Brasília – O ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que ele transmitisse a informação de que não haverá renúncia coletiva de ministros. Segundo Dirceu, a reforma ministerial vai ser feita num momento adequado, após a volta de Lula da África, marcada para o dia 9 de novembro. “Não existe essa hipótese, em nenhum momento ele (o presidente) cogitou a demissão coletiva. A hipótese é zero. A reforma ministerial será feita num momento adequado. Como e quando caberá ao presidente Lula”, disse o ministro.

Segundo Dirceu, o Brasil tem um regime presidencialista e o presidente pode nomear ministros e secretários sem precisar de uma renúncia coletiva para isso. O ministro disse ainda que o sucessor de Luiz Eduardo Soares na Secretaria Nacional de Segurança também será anunciado após a volta de Lula.

O ministro da Casa Civil confirmou ontem que telefonou anteontem para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para pedir desculpas a ele por tê-lo aconselhado a “cuidar dos netos e da biblioteca ao invés de criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.” Dirceu, no entanto, disse que mantém a crítica política a FHC.

“Sou uma pessoa humilde. Vocês sabem que quando cometo algum excesso sempre venho a público e reconheço. Não tenho nenhuma dificuldade de fazê-lo. Agora, a crítica política eu mantenho”, afirmou.

Voltar ao topo