Segundo Jobim, 4º aeroporto de SP será construído por empresas

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje que além dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Viracopos, em Campinas, o quarto aeroporto de São Paulo também será entregue à iniciativa privada por meio de concessão. Segundo Jobim, está em estudo a concessão para a construção do quarto aeroporto, que ainda não tem lugar definido nem data para o início das obras.

Sobre Galeão e Viracopos, o ministro disse que “provavelmente no ano que vem, o assunto estará resolvido”. Segundo ele, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está encarregado de definir o modelo da concessão à iniciativa privada.

Jobim justificou a escolha do Galeão e de Viracopos. No primeiro caso, disse que pesou o fato de o Rio de Janeiro ser candidato à sede das Olimpíadas de 2016. “O Rio pode ter uma nota melhor no quesito aeroporto”, afirmou. Já em relação à Viracopos, ele citou a urgência de ampliação da capacidade do aeroporto para desafogar os dois aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Congonhas.