SC confirma mais dez mortes por gripe A

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina divulgou hoje boletim que aponta dez novas mortes de pacientes com o vírus da gripe A (H1N1). Desde janeiro deste ano, 62 pacientes morreram no Estado. As informações são da Agência Brasil.

Blumenau é a cidade catarinense com o maior número de mortes de pacientes: são 11 ocorrências em 2012. No Paraná, o maior número foi registrado em Curitiba, com quatro mortes. No Rio Grande do Sul, os municípios de Porto Alegre e de São Borja apresentam cinco mortes cada.

Em toda a região Sul do país as mortes pela gripe chegam a 118. O Rio Grande do Sul teve 33 óbitos e o Paraná, 23.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento segundo o qual metade dos pacientes que morreram em Santa Catarina teve acesso tardio ao antiviral oseltamivir, conhecido pelo nome comercial Tamiflu.

Os médicos de todo o país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento.

O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, é mais eficaz nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas.

A gripe se caracteriza pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações. Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados são algumas das formas de evitar a transmissão da doença.

Em 2009, no auge da pandemia da gripe, a região Sul registrou 789 mortes causadas pela doença. Em todo o Brasil, 2.060 pessoas morreram naquele ano.