Saúde envia 19,5 milhões de preservativos para ações em todo o Brasil

O Ministério da Saúde começou nesta terça-feira (22) o envio de 19,5 milhões de preservativos masculinos para todos os estados do Brasil e para o Distrito Federal (ver quantidades por estado em anexo). Trata-se da primeira distribuição do ano, destinada às ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids durante o carnaval. O quantitativo é 77% maior que o do ano passado, quando foram enviados 11 milhões de unidades para as ações do carnaval.

A distribuição faz parte do primeiro lote de preservativos adquiridos na compra de 1 bilhão de unidades, finalizada em 2007. O valor unitário do produto firmado nessa licitação foi de R$ 0,06. Essa quantidade representa 25% de toda a produção mundial de preservativos e corresponde à maior compra já feita pelo governo brasileiro.

Os preservativos deverão chegar a todos os estados e ao Distrito Federal até o início da próxima semana. As camisinhas serão entregues às Secretarias Estaduais de Saúde, que repassarão para as Secretarias Municipais de Saúde e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção.

Pactuação

O número de preservativos enviados atende aos planos de necessidades elaborados por estados e municípios e acordado com o Ministério da Saúde. Além da compra feita pelo Governo Federal, as Coordenações Estaduais de DST e Aids também são responsáveis pela aquisição de preservativos.

Os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste arcam com 10% e os do Sul e Sudeste, com 20% do total estimado para cada estado. No caso dos municípios, a proporção é a mesma, só que em relação ao total comprado pelos estados.

Voltar ao topo