Sarney tenta pacificar aliados no Congresso

Brasília  – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está encarregado de organizar, na próxima semana, uma reunião entre líderes partidários da Câmara e do Senado para tentar reduzir os conflitos entre as duas Casas, que estão prejudicando as votações e o conteúdo dos projetos aprovados pelo Congresso. A idéia do encontro é do líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), que conversou na terça-feira com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e foi acertada ontem durante reunião de líderes de oposição e do governo no Senado. As dificuldades de relacionamento entre Câmara e Senado vêm se arrastando há meses, transformando-se em disputa política.

“A tensão é normal, mas ninguém quer guerra”, avaliou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), para quem as divergências têm criado um ambiente político negativo. “Será uma conversa institucional”, observou o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), depois de conversar sobre o assunto com Sarney, que ficou de organizar o encontro com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).

As matérias aprovadas na Câmara são mexidas no Senado, irritando os deputados e vice-versa. Anteontem, o assunto foi tratado também em jantar realizado na casa do senador Sergio Guerra (PSDB-PE) que contou com a presença de tucanos, pefelistas, Mercadante e do líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL). A idéia foi levada por Renan ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com quem ele se reuniu ontem no Palácio da Planalto.

Voltar ao topo