São Paulo anuncia novo secretário de Segurança

O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira, a renúncia do secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que deixa o cargo em meio a uma onda de violência que já tirou a vida de cerca de 300 pessoas desde outubro.

O novo secretário de segurança será o ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira, que assumirá o cargo amanhã e fará “todo empenho” para garantir a segurança em São Paulo, assim como “proteger a população e combater o crime organizado”, segundo um comunicado do governador Geraldo Alckmin.

O governador agradeceu Antonio Ferreira Pinto por fazer “um bom trabalho com grande competência e responsabilidade”.

A substituição de Ferreira Pinto acontece em meio a um contexto do aumento de críticas em direção à administração pública pela escalada de violência no estado.

Alckmin reconheceu “as dificuldades” pelas quais o estado atravessa, onde a violência aumentou de forma notável e desde o início de outubro, cerca de 300 pessoas foram mortas, segundo dados não oficiais já que as autoridades só divulgam números em balanços mensais.

Além disso, neste ano mais de 90 policiais foram mortos, sendo que muitos deles estavam foram de serviço.

As autoridades suspeitam que por trás da onda de violência está uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e armas nascida em 1997 no interior das prisões do estado de São Paulo e com ramificações em todo o país.

Voltar ao topo