Santa Catarina lança projeto de segurança nas praias

O capitão Onir Mocelim e o acadêmico do curso de Oceanografia da Univali Fabrício Estevo da Silva, componentes da coordenação do Projeto Golfinho de segurança nas praias, reuniram-se na manhã de ontem (3) no batalhão de Itajaí para definir as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto nas treze praias ? Itapoá (na divisa com o Paraná), Enseada (na ilha de São Francisco do Sul), Barra Velha, Itajuba (no município de Barra Velha), Piçarras, Penha, Gravatá (no município de Navegantes), Navegantes, Cabeçudas (em Itajaí), Brava (também no município de Itajaí), Balneário Camboriú, Itapema e Guarda do Embaú (em Palhoça) ? onde serão realizadas as oficinas, a partir desta segunda-feira (6).

“Nosso objetivo é definir os últimos preparativos com os instrutores, pois novamente teremos uma longa e importante tarefa a cumprir junto aos jovens e crianças nesta quinta temporada de projeto”, disse o capitão Onir Mocelim.

Para o acadêmico Fabrício Estevo, o projeto traz importante relevância social, pois transforma a criança e o jovem em multiplicador de informações sobre segurança nas praias. “Pela avaliação do projeto que fizemos nas últimas temporadas, conversando com os pais, constatamos que o projeto influencia os jovens e crianças a se tornarem defensores do bom uso das praias, orientando a própria família quanto aos riscos, cuidados e prevenções necessárias para o aproveitamento tranqüilo da temporada”, destaca.

O projeto Golfinho é uma iniciativa inédita no Brasil, desenvolvida pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) e pela 3.ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, com sede em Itajaí (SC). Neste ano, o projeto entra em seu quinto ano de execução buscando orientar crianças de 7 a 13 anos sobre os riscos de acidentes do banho de mar, educação ambiental e primeiros socorros.

As atividades se constituem, basicamente, de mini-oficinas dinâmicas, realizadas no período de uma semana ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, com uma carga horária total de 12 horas. Durante as aulas, os alunos recebem noções de segurança nas praias, primeiros socorros e educação ambiental, através de materiais didático-pedagógicos fornecidos por instrutores capacitados por técnicos do CTTMar e do Corpo de Bombeiros.

O projeto Golfinho tem programado mais três turmas até fevereiro. A segunda turma acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro. A terceira entre 3 e 7 e a quarta entre os dias 17 e 21 de fevereiro. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente nos postos de salva-vidas das praias envolvidas no projeto. A expectativa é de que pouco mais de mil jovens e crianças participem desta quinta edição.

Fazendo história

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Fabrício Estevo da Silva, nas quatro edições consecutivas realizadas até o momento, foram desenvolvidas quase cem turmas de oficinas em catorze praias de onze municípios do litoral catarinense. Mais de 2 mil jovens e crianças já foram atendidos pelo projeto nestes quatro anos de atividade.

“Estamos satisfeitos com as metas atingidas e observamos que, a cada ano, aumenta o número de jovens e crianças envolvidas no projeto, dando credibilidade ao projeto e segurança aos turistas”, destaca Fernando Diehl, diretor do CTTMar.

Voltar ao topo