Sai o acordo espacial com a Ucrânia

Brasília – Os presidentes do Brasil e da Ucrânia, Luiz Inácio Lula da Silva e Leonid Koutchma, assinaram, ontem, uma série de memorandos e protocolos de entendimento que irão ampliar a cooperação entre os dois países, principalmente no campo espacial. Koutchma, que está em visita oficial ao Brasil, esteve ontem de manhã com Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Um dos tratados assinados, de cooperação de longo prazo, prevê a utilização da Base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites. Brasil e Ucrânia desenvolverão, em parceria, o sítio de lançamento do Ciclone-4 no Centro de Lançamentos de Alcântara. O veículo lançador será utilizado para programas espaciais dos dois países, assim como para clientes comerciais.

Os dois presidentes assinaram também memorando de entendimento para a fabricação no Brasil de turbinas com tecnologia ucraniana. Outro memorando trata das agências espaciais do Brasil e da Ucrânia e prevê cooperação em futuros projetos espaciais bilaterais.

Os ministros da Defesa dos dois países assinaram um protocolo de intenções que visa promover a cooperação em matérias relativas à defesa, principalmente nos campos de desenvolvimento, pesquisa, produção, transferência internacional de material de defesa e suporte logístico.

Já na área judicial, Brasil e Ucrânia assinaram um tratado de extradição. A medida irá possibilitar a entrega recíproca de pessoas que respondam a processo penal ou tenham sido condenadas em um dos países e se encontrem no território do outro. Esta é a segunda vez que Koutchma vem ao Brasil, a primeira foi em 1995.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou as potencialidades ilimitadas que o engenho científico e a capacidade técnica dos dois países estão abrindo no caminho do pleno desenvolvimento. “Nada expressa melhor essas possibilidades do que o programa de cooperação no campo espacial”, disse o presidente, sobre os acordos que serão concluídos proximamente.

Voltar ao topo