Ruralistas se unem contra invasões

Sorocaba

– Entidades ruralistas dos principais Estados do País vão se reunir nos próximos dias para discutir a reforma agrária e reivindicar o fim das invasões promovidas principalmente pelo MST. A data e o local devem ser definidos hoje.

Os líderes querem mostrar ao governo federal que o clima de tensão no campo pode prejudicar a produção agrícola, responsável pelo equilíbrio da balança comercial brasileira. O encontro vai reunir entidades de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará que já aderiram à proposta. Segundo o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, outros Estados podem se juntar ao grupo.

Segundo o ruralista, “há uma grande preocupação com essa questão sobretudo nos Estados mais visados pelos movimentos de sem-terra, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.” Os produtores rurais envolvidos na cruzada nacional pela paz no campo querem alertar a classe política para o risco de um conflito. O movimento, deflagrado pelo médico e pecuarista Humberto de Sá, de Guarapuava (PR), ganhou adeptos como a criadora Neusa Szpak, de Apucarana, também no Paraná.

Voltar ao topo