Roseana será denunciada

Palmas

(AE) – O juiz da 2.ª Vara Federal do Tocantins, Marcelo Velasco Albernaz, deve acolher a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a candidata a senador Roseana Sarney (PFL-MA), o marido dela Jorge Murad, secretário especial de Ciência e Tecnologia do Maranhão, o ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e outros 23 acusados de envolvimento nas fraudes da Usimar Componentes Automotivos. Roseana foi denunciada por cinco procuradores por formação de quadrilha, peculato e estelionato.

Murad e Jader também foram acusados pelos mesmos crimes, além de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Apesar de não conhecer o caso, uma vez que não é o titular da 2.ª Vara, Velasco admite que não é necessário ter provas materiais para acolher a denúncia. Segundo ele, a existência de indícios de crime é motivo para a abertura do processo. Até mesmo o advogado de Jader, Marcelo Cordeiro, admite que a Justiça Federal aceitará a denúncia dos procuradores. Mesmo assim, segundo Cordeiro, o ex-senador provará que não teve envolvimento nas fraudes da Usimar. A empresa recebeu R$ 44 milhões da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), mas não saiu do papel.

Na denúncia, os procuradores federais do Tocantins, Pará Maranhão, Mato Grosso e Paraná anexaram diversos depoimentos que comprometem o ex-presidente do Senado, Roseana e Murad. Num deles, o empresário Amauri Cruz Santos confirma que toda a negociação para a aprovação do projeto foi feita com Jader. Além disso, segundo os depoimentos prestados por Santos, um ex-assessor do candidato a senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) negociou um contrato de R$ 120 milhões de incentivos fiscais com a Petrobras para a Usimar. O contrato só não foi assinado por causa da divulgação das fraudes, uma semana antes.

Voltar ao topo