A cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, já tem 24.300 casos de dengue este ano e lidera o ranking da doença no Estado. Em número de mortes, a primeira posição é de Bauru, com 28 óbitos confirmados. O número representa quase 10% de todas as mortes causadas pela dengue no país, este ano. Conforme o Ministério da Saúde, desde janeiro, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti matou 295 pessoas no Brasil.

continua após a publicidade

Em Rio Preto, em uma semana, foram confirmados 2.536 casos novos na cidade. Os números atuais da doença foram divulgados na sexta-feira, 14, pela Secretaria de Saúde do município. Há ainda 3.733 casos em investigação. Rio Preto contabiliza também 12 mortes por dengue este ano. A epidemia deste ano já é a mais severa da história e ultrapassou, em número de casos, a grande epidemia de 2010, quando a cidade teve 24.296 casos.

Em Bauru, foram confirmados 2.491 novos casos em uma semana e mais sete mortes. Agora, são 22.484 casos e 28 óbitos, conforme boletim divulgado na sexta-feira. O Departamento de Saúde Coletiva informou que os casos aconteceram entre o final de janeiro e 20 de abril deste ano, mas só agora os resultados de exames ficaram prontos. Conforme o órgão, a maioria dos óbitos aconteceu entre idosos e pessoas com doenças crônicas.

A dengue avança também em outras cidades do interior. Em Marília, na mesma região, foi confirmada na sexta-feira a primeira morte, de um idoso de 78 anos. A cidade tem 1.004 casos confirmados da doença.

continua após a publicidade