Tragédia das águas

Rio mantém alerta e aulas suspensas por conta da chuva

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado escolar em todas unidades do município por causa das chuvas que ainda atingem a cidade e recomendou que as particulares sigam a mesma orientação. A capital fluminense permanece em estado de atenção por conta das chuvas que atingem a cidade desde segunda-feira e que já deixaram mais de cem mortos.

Após se reunir durante a madrugada de hoje com seu secretariado, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) fez um balanço dos estragos e manteve o alerta para aqueles que residem na região oceânica da cidade, em especial Barra da Tijuca. Os moradores devem se deslocar pela cidade apenas caso haja necessidade.

Segundo a prefeitura, as principais vias, como Praça da Bandeira, Avenida Brasil e Francisco Bicalho, já foram liberadas. Para os moradores da zona sul, as ruas dos bairros de Jardim Botânico e Botafogo são alternativas à Lagoa Rodrigo de Freitas, que continua com restrições nesta manhã. Permanecem interditadas Grajaú-Jacarepaguá, Grota Funda, Avenida Niemeyer e Alto da Boa Vista.

Segundo dados do Alerta Rio e da Defesa Civil, o estado permanece de atenção, já que a previsão de chuva se estende até amanhã. Para os moradores de áreas de risco, a recomendação é para que deixem o local imediatamente, buscando abrigo em locais indicados pela Secretaria de Assistência Social e pelas subprefeituras, como as Vilas Olímpicas. Toda área de encosta está sendo considerada pelo município como potencial área de risco de deslizamento.