Rio Grande do Sul deve ter chuva e geada nesta semana

Porto Alegre – Depois de três meses de seca, o Rio Grande do Sul terá uma semana de frio e chuva. Tanto o 8.º Distrito de Meteorologia quanto a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevêem para hoje geada fraca em algumas zonas próximas às fronteiras com o Uruguai e a Argentina.

A temperatura tende a cair e se aproximar de 8 graus durante a madrugada. O frio se repete amanhã pela manhã, mas dará lugar, durante o dia, à entrada de ar quente, úmido e instável de origem tropical pelo Noroeste do Estado. Será o início de um período de dois dias de chuvas fortes, algumas ocorrências de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas em quase todo o Estado.

A perspectiva do fim da seca anima a cadeia produtiva do leite, que poderá ver as pastagens de inverno recuperadas, mas não salva mais a produção de soja e milho, cujas safras terão quebras, estima a Emater/RS, em 38% e 22%, respectivamente, sobre o que era projetado no início do ano. As perdas da agricultura estão calculadas em R$ 4 bilhões.

Emergência

Apesar da ocorrência de chuvas em algumas zonas do Rio Grande do Sul durante o fim de semana, o número de prefeituras que decretaram situação de emergência continua subindo e chegou a 356 – 72% dos 496 municípios do Estado.

Voltar ao topo