O Estado do Rio ampliou nesta terça-feira, 7, a área de vacinação preventiva de bloqueio contra a febre amarela. São mais cinco municípios incluídos, localizados na divisa com Minas Gerais: Valença, Rio das Flores, Quatis, Itatiaia e Resende.

continua após a publicidade

A decisão da Secretaria Estadual de Saúde foi tomada com base na avaliação do cenário epidemiológico do Estado vizinho, com o objetivo de criar um “cinturão de imunização” para impedir a entrada do vírus no território fluminense. No total, são 21 cidades neste grupo.

continua após a publicidade

No dia 25 de janeiro, foi pedida uma remessa de 350 mil doses ao Ministério da Saúde para abastecer os estoques de 16 municípios localizados nas dividas com MG e ES selecionados pela secretaria. A avaliação é de que a entrada do vírus no Rio é pouco provável, mas a secretaria considera que o “cinturão” em áreas consideradas mais vulneráveis é a melhor forma de resguardar a totalidade da população. A eficácia da vacina supera 90%.

continua após a publicidade

Em Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Resende e Valença, a vacinação será feita apenas em regiões específicas, não sendo necessária para toda a população. A imunização deve ser feita em pessoas com idades entre 9 meses e 60 anos.

No pior surto de febre amarela já registrado em Minas, 55 pessoas morreram, e outros 78 óbitos estão sendo investigados.