Revista em Bangu 3 apreende drogas, celulares e até laptop

Agentes do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) apreenderam hoje 22 telefones celulares, 25 carregadores, 15 papelotes de cocaína, uma picareta e um laptop na Penitenciária Doutor Serrano Neves, conhecida como Bangu 3, no Complexo Penitenciário de Bangu, zona oeste. A unidade abriga 400 presos.

O governo federal já liberou verba de R$ 185 mil para a instalação de bloqueadores de celulares nas prisões, mas o governo ainda não definiu como serão contratadas as empresas que realizarão o serviço. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Justiça, busca-se a via mais rápida.

A operação envolveu 100 agentes, em 20 carros, que vistoriaram a penitenciária de 8h30 até o meio-dia de hoje. Durante a revista houve tumulto, porque presos não quiseram deixar as celas. Um detento foi ferido com balas de borracha, disparadas por homens do Serviço de Operações Externas (SOE) do Desipe, segundo o diretor do departamento, Edson de Oliveira Rocha Júnior.

Os telefones, os carregadores e a droga estavam escondidos em buracos nas paredes e no chão das celas. Já a ferramenta e o microcomputador, entre duas paredes em uma oficina de artesanato. Todo o material apreendido seria levado para o Centro de Inteligência da Polícia (Cinpol), no centro.

O secretário estadual de Justiça, Paulo Saboya, determinou a abertura de sindicância administrativa para investigar como os aparelhos e a droga entraram na unidade. O diretor do Desipe ordenou a apuração do uso da força contra os detentos. ?Vamos ver até onde essa ação foi normal ou houve excesso?, disse Rocha Júnior.

Voltar ao topo