Reservas totais da Petrobras caíram 0,1% em 2007

A Petrobras teve uma redução de 0,1% em suas reservas em 2007, ante 2006, considerando o total acumulado no Brasil e no exterior. A redução foi calculada com base no critério da Society of Petroleum Engineers (SPE). Segundo nota divulgada pela empresa, pelo critério da Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA), as reservas da estatal, somando o volume nacional e internacional, apontam alta de 1,1%.

A diferença principal entre os dois principais critérios é que pela SEC apenas os volumes de gás cobertos por contratos comerciais vigentes podem ser declarados como reservas provadas, e na Bolívia parte do volume de gás descoberto não está ainda comercializado. Também na Nigéria, por causa do estágio de desenvolvimento dos campos descobertos, apenas uma parcela dos volumes pode ser declarado como reserva pelo critério SEC.

A Petrobras informou ainda que durante o ano de 2007, a apropriação de reservas provadas foi suplantada pela produção do período aliada à revisão dos contratos existentes na Bolívia, e revisões técnicas ocorridas no Equador e nos Estados Unidos, resultando na redução de reservas de 180 milhões de barris de óleo equivalente (BOE).

Voltar ao topo