Requião quer conclusão do NovoMuseu

O governador Roberto Requião, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Renato Adur, visitou ontem as instalações do NovoMuseu, em Curitiba, para uma avaliação pessoal sobre a atual situação do imóvel.

Depois de conhecer as galerias de arte, as reformas realizadas no auditório e nas salas de estudo e pesquisa, o governador determinou que as obras, que se encontram em fase final de execução, sejam concluídas desde que sem alteração nos valores já contratados.

Requião anunciou ainda a criação de uma comissão -composta por representantes da sociedade civil – que ficará encarregada de promover um completo levantamento não só sobre a situação do NovoMuseu, como também do Canal da Música, do Parque da Ciência e do Museu Paranaense.

Segundo o secretário Renato Adur, a comissão será composta por integrantes do Instituto de Engenharia do Paraná, Sindicato dos Engenheiros, Conselho Regional de Economia e Arquitetura, Ippuc e Universidade Federal do Paraná.

“O objetivo da comissão será o de promover uma minuciosa análise que deve incluir uma avaliação da legalidade das obras, a situação do cronograma dos serviços executados e os respectivos valores dos contratos”, explicou o secretário. “Queremos principalmente identificar se os valores estão de acordo com os de mercado”.

Acompanharam o governador Roberto Requião e o secretário um grupo de arquitetos, técnicos e juristas da Sedu, além do ex-secretário especial para Assuntos Estratégicos, Alexandre Beltrão, atualmente responsável pela Sociedade NovoMuseu Curitiba, empresa criada para administrar o museu e gerenciar os recursos obtidos junto ao Ministério da Cultura.

Os recursos obtidos do governo Federal são oriundos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O contrato da Sociedade NovoMuseu Curitiba para a administração do NovoMuseu termina no final de fevereiro. Também acompanhou a visita o arquiteto Osvaldo Cintra, integrante do grupo do arquiteto Oscar Niemeyer, idealizador da obra.

Voltar ao topo