Relator aprova lista fechada na reforma

O relator da reforma política na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal, deputado Rubens Otoni (PT-GO), disse que seu parecer não vai tratar apenas da constitucionalidade da matéria, mas também do mérito da questão. Rubens Otoni é favorável a uma mudança profunda no processo político que, segundo ele, é arcaico .

Otoni apóia uma das propostas mais polêmicas da reforma: a adoção do sistema de voto em lista fechada, pelo qual o eleitor passa a votar na legenda e não mais no candidato. “A lista pré-ordenada é um instrumento de contribuição, inclusive para a prestação de contas e para a viabilização do financiamento público de campanhas, mas também interfere num outro ponto importante que devemos ter na reforma que é a busca de uma fidelidade partidária cada vez maior”, acrescentou.

O deputado também é favorável ao financiamento público das campanhas eleitorais. “Estarei aberto para convencer e ser convencido. Mas a minha opinião é que realmente o financiamento público de campanha será um grande avanço no nosso processo, na medida que ele permitirá que o poder econômico influencie menos na indicação e na eleição dos representantes da sociedade”, afirmou.

Voltar ao topo