O senador João Pedro (PT-AM), relator do segundo processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética da Casa, sinalizou nesta sexta-feira (14) que pode pedir o arquivamento da denúncia sobre suposto favorecimento à cervejaria Schincariol. João Pedro prometeu entregar seu relatório ao Conselho na semana que vem. Em entrevista divulgada pela Rádio CBN, ele afirmou que existem poucos elementos no caso.

continua após a publicidade

Ele disse também que produziu seu relatório apenas com base na representação do PSOL, na matéria da revista Veja que denunciou o caso e na defesa de Calheiros. O parlamentar não pediu perícias à Receita Federal ou tomou depoimentos de representantes da Schincariol. Entretanto, ele afirmou que não descarta que o Conselho de Ética peça uma investigação mais profunda. João Pedro disse também que seu relatório será conclusivo e vai apontar se Renan cometeu ou não quebra de decoro parlamentar.

Este é o segundo processo contra Renan Calheiros no Conselho de Ética. Desta vez, o senador é acusado de atuar politicamente em favor da Schincariol para reduzir multas impostas à cervejaria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e na Receita Federal. Na quarta-feira, o presidente do Senado foi absolvido pelo plenário da Casa do primeiro processo que pesava sobre ele, referente à denúncia de que ele teria contas pessoais pagas por um lobista da construtora Mendes Júnior.

continua após a publicidade