Relações Exteriores debate situação de espanhóis no Brasil

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove às 14h30 audiência pública para discutir a situação jurídica de trabalhadores espanhóis no Brasil. A reunião foi sugerida pelo deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que embasa seu pedido no grande número de investimentos empresariais espanhóis existentes no Brasil, como na área de telefonia (por meio da Telefónica) e no setor financeiro (por meio do banco Santander). Com a audiência, Itagiba espera verificar a legalidade da permanência de espanhóis em território nacional.

Recentemente, o Brasil teve problemas diplomáticos com a Espanha, em razão do tratamento dado por autoridades espanholas a visitantes ou imigrantes brasileiros. Em março, 30 brasileiros foram barrados ao desembarcar no aeroporto internacional de Madri. De acordo com o Itamaraty, no ano passado 3 mil brasileiros tiveram a entrada na Espanha negada.

No início do mês, Brasil e Espanha firmaram um acordo de conduta com o objetivo de superar a crise. Entre outras medidas, os dois países devem estabelecer uma comunicação especial e ágil, na forma de uma linha telefônica direta aberta 24 horas, entre a polícia de imigração nos aeroportos e as autoridades consulares.

Voltar ao topo