Os três Estados da Região Sul registram, neste ano, 38 mortes provocadas pelo vírus influenza H1N1. Até esta quinta-feira, morreram 28 pessoas em Santa Catarina, cinco no Paraná e cinco no Rio Grande do Sul. As informações são da Agência Brasil.

continua após a publicidade

São 309 os casos de influenza A (H1N1) –gripe suína confirmados por exames de laboratório em Santa Catarina, 64 no Paraná e 26 no Rio Grande do Sul. O inverno, que começou oficialmente na noite de ontem (20), facilita a circulação dos vários subtipos do vírus da gripe.

O Ministério da Saúde orienta os médicos a prescrever o medicamento antiviral oseltamivir, conhecido como Tamiflu, a todos os pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento, conforme protocolo atualizado em 2011.

“Todos os que apresentarem síndrome gripal e que fazem parte dos grupos mais vulneráveis para complicações, como gestantes, crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, devem iniciar o tratamento”, recomenda o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch.

continua após a publicidade

Os sintomas são surgimento simultâneo de febre, tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações. Em caso de agravamento, o antiviral deve ser receitado com urgência, mesmo para quem não faz parte dos grupos mais vulneráveis.

A Secretaria de Saúde do Paraná recomenda que os estabelecimentos onde há aglomeração de pessoas retomem o cuidado com a ventilação e a higiene, oferecendo, por exemplo, dispensadores de álcool em gel. O secretário Michele Caputo Neto informou, em entrevista coletiva, que o estado receberá do governo federal mais doses da vacina contra a gripe na próxima semana.

continua após a publicidade

“Vamos definir nos próximos dias se ampliamos os grupos prioritários para receber a vacina, como, por exemplo, as crianças de até 5 anos matriculadas em creches públicas”, disse Caputo Neto. “O que vai salvar vidas é a identificação rápida dos sintomas e a medicação.”

As cinco pessoas que morreram no Paraná tinham entre 20 e 49 anos de idade. Dois casos de mortes estão sob investigação no Estado, e uma gestante que contraiu o vírus H1N1 está internada em estado grave. A secretaria preferiu não divulgar detalhes sobre a paciente, nem a cidade onde está internada. Revelou apenas que o estado da mulher, que deu à luz gêmeos, está melhorando.

O Brasil imunizou, desde o começo de maio deste ano, 24,9 milhões de pessoas contra a gripe, segundo tabela do Programa Nacional de Imunizações. O número equivale a 82,9% do público-alvo, formado por idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, profissionais de saúde e índios. Na Região Sul, o Estado com maior percentual de imunização foi Santa Catarina (93,7%). No Paraná, o percentual foi 87,7% e, no Rio Grande do Sul, 80,2%.

Como forma de prevenção contra infecções pelo vírus da gripe, o Ministério da Saúde orienta ações de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

As pessoas com síndrome gripal, sob orientação de um profissional de saúde, devem permanecer em casa, afastando-se de suas atividades por pelo menos uma semana e evitando o contato próximo com outras pessoas.