Refúgio a Battisti não é político, diz Tarso

O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou na quarta-feira (14) que a decisão de conceder status de refugiado ao extremista italiano Cesare Battisti – cujo pedido foi apoiado por militantes de esquerda e intelectuais – tenha sido de natureza política. “Quero ver apontarem algum erro jurídico nessa minha decisão”, disse o ministro.

O advogado de Battisti, Luiz Eduardo Greenhalgh, é ex-deputado federal pelo PT, mesmo partido de Genro. O ministro admitiu ter recebido Greenhalgh antes da concessão do benefício. “Recebi também visitas do embaixador italiano, que manifestou o desejo de seu governo de que Battisti fosse extraditado”, disse o ministro.

Segundo Genro, sua própria militância de esquerda não influenciou na concessão do benefício. “Se fosse considerar a minha trajetória política pessoal, teria dado a extradição. Sempre deplorei esse tipo de atividade política, atentados pessoais, terrorismo, violência armada. Eu, na verdade, contrariei minha tradição política.” O ministro afirmou que tomaria a mesma atitude se Battisti fosse um militante de direita.

Para ele, o extremista foi condenado a prisão perpétua sem que pudesse se defender propriamente. Ele nega participação nos quatro assassinatos de que é acusado. “A procuração do advogado que o representou na Itália foi falsificada, segundo indica uma perícia. E seu único acusador, um ex-companheiro, fez acordo com a Justiça e mudou de identidade. Ou seja, desapareceu”, afirmou. Ao embasar sua decisão, Genro citou ainda o fato de o italiano ter sido reconhecido como refugiado por 11 anos na França, quando o país era presidido por François Mitterrand.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.