Rede pública terá turno integral

Brasília – O ministro da Educação, Cristovam Buarque, garantiu ontem que até 2010 as escolas públicas do ensino fundamental terão turno integral. Já os alunos do ensino médio deverão freqüentar escola, durante todo o dia, a partir de 2015, se a meta do atual governo for executada. Para Cristovam, o projeto Segundo Tempo desenvolvido em parceria com o Ministério dos Esportes já é um “piloto” para o turno integral.

“Não é completa a escola que oferece quatro horas de aula por dia”, criticou o ministro, durante cerimônia de assinatura de convênio com o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz. Para Cristovam, as escolas devem oferecer cultura e complementação de estudos aos alunos, além de atividades esportivas.

O ministro, tido como um dos maiores chorões por recursos da Esplanada, aposta que a escola integral é um “projeto que vai dar para fazer sim”, mesmo sem verbas extraordinárias, utilizando criatividade e os recursos disponíveis. Um exemplo, disse, é a união dos recursos dos ministérios da Educação e dos Esportes para desenvolver o projeto Segundo Tempo.

O projeto Segundo Tempo já funciona em 543 escolas públicas urbanas em áreas de risco social. Segundo o ministro, 146 mil alunos já permanecem na escola, além do horário regulamentar, pelo período da tarde, em que recebem reforço alimentar e treinamento esportivo.

Voltar ao topo