Rede garantirá acompanhamento de beneficiados pelo Bolsa-Escola

Uma rede nacional, criada hoje, vai acompanhar a vida escolar das crianças atendidas pelo programa Bolsa-Escola. Chamada Parceria de Entidades Nacionais para Acompanhamento da Freqüência Escolar (Presente), é formada pelo Ministério Público, Secretaria Nacional de Esportes, Ministério da Saúde, Fundação Banco do Brasil e por algumas secretarias estaduais do Trabalho.

Cada um terá uma função. O Ministério Público vai fiscalizar se as crianças estão freqüentando a escola e os agentes comunitários de saúde também vão ajudar nesse trabalho quando visitarem as famílias. A Fundação vai alfabetizar os pais dessas crianças, a Secretaria de Esportes fica encarregada de melhorar o acesso dos estudantes aos esportes. As secretarias de Trabalho vão dar formação profissionalizante aos egressos do programa.

De acordo com as regras do Bolsa-Escola, os alunos têm de comparecer a pelo menos 85% das aulas. Quem não respeita essa regra é cortado do programa e deixa de receber a bolsa – de R$ 15,00 por criança até o máximo de R$ 45,00 por família. Como as crianças normalmente freqüentam escolas estaduais e municipais e o programa é federal, fica difícil acompanhar.

Voltar ao topo