Receita recebe 66,31 milhões de declarações de isento

O número de declarações de isento de Imposto de Renda entregues este ano à Receita Federal até a sexta-feira da semana passada, quando encerrou o prazo, totalizou 66,31 milhões. O número ficou acima dos 64 milhões esperados pela Receita Federal do Brasil.

Somente no último dia, foram entregues 3,89 milhões de documentos. A maioria dos contribuintes (65%) fez a declaração pela internet. Do total dos documentos entregues, 43,18 milhões foram entregues pela página da Receita. Outros 18,65 milhões (28%) foram enviados pelas lotéricas. O restante das declarações aconteceu pelos demais meios, como Banco do Brasil, Caixa Aqui, Banco Popular do Brasil e Correios.

Os contribuintes que perderam o prazo podem regularizar a situação no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, ao preço único de R$ 5,50. Quem for regularizar sua situação deve ter em mãos o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o documento de identidade.

Para este ano, apenas 17 milhões de contribuintes corriam o risco de terem seu cadastro suspenso. O contribuinte com CPF suspenso ficará impedido de abrir empresa ou conta em banco, participar de concurso público, pedir crediário, alugar ou vender imóveis, receber benefícios da Previdência ou tirar passaporte.

Voltar ao topo