Receita informa que lentidão é normal no 1º dia

O supervisor do Programa Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, afirmou que a Receita Federal recebeu nesta manhã do primeiro dia de entrega da declaração de ajuste do Imposto de Renda 2008 relatos de lentidão em "alguns momentos" devido ao grande número de acessos à página eletrônica da Receita na internet. Ele afirmou, no entanto, desconhecer problemas específicos com a plataforma Windows, com a qual alguns contribuintes estariam levando até três horas para baixar o programa da Receita.

"Não sei de situações que até agora tenham demorado tanto, mas é normal que no primeiro dia haja alguma lentidão para baixar o programa, até porque muita gente fica curiosa para olhar (o programa)", declarou Adir.

O supervisor do IR reafirmou que a Receita pretende ter pronto a partir de sexta-feira (dia 7), para acesso no site da Receita, o número do recibo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2007, que passou a ser exigido este ano para a entrega da declaração. "Estamos ainda finalizando os testes", afirmou Adir.

A Receita vai elaborar algumas perguntas pessoais para que os contribuintes possam acessar este número caso não o tenham guardado. Adir afirmou que as questões ainda estão sendo elaboradas e evitou antecipá-las. A Receita deverá divulgar amanhã o primeiro balanço do processo de entrega das declarações.

Voltar ao topo