Receita faz operação em três Estados contra crimes fiscais

A Receita Federal do Brasil (RFB), em conjunto com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), realiza a Operação Persona para desarticular fraudes no comércio exterior, como importações fraudulenta, ocultação de patrimônio, descaminho, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso, evasão de divisas e corrupção ativa e passiva.

Cerca de 650 funcionários dos órgãos envolvidos estão cumprindo, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, 93 mandados judiciais de busca e apreensão e 44 ordens de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

Segundo a Receita, o esquema fraudulento foi criado por empresários brasileiros para beneficiar uma multinacional norte-americana. Por meio de empresas sediadas em paraísos fiscais – Panamá, Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas – e com quadro societário composto por pessoas de baixo poder aquisitivo as importações eram solicitadas pelo cliente final junto à multinacional possibilitando a redução de tributos, quebra no recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), burla de controles exercidos na alfândega brasileira, dentre outros mecanismos ilegais.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.