Rebelião deixa internos e funcionários feridos

Internos das unidades Anhanguera I e II da Fundação Casa – Centro de Atendimento Socioeducativa ao Adolescente (antiga Febem) -, localizadas no bairro San Martin, em Campinas, interior do estado, resolveram se rebelar, por volta das 21 horas desta quarta-feira, 17, após uma tentativa de fuga.

Dois agentes socioeducativos e um adolescente da unidade I e um agente da unidade II foram feitos reféns e liberados por volta da 1 hora desta quinta-feira, 18. Ficaram feridos, todos sem gravidade, dois adolescentes e alguns funcionários. Os menores foram encaminhados por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o pronto-socorro Anchieta.

Na rebelião, os internos, de faixa etária entre 14 e 18 anos, usaram algumas ferramentas que estavam no almoxarifado de em canteiro de obras que ocorrem dentro da unidade. A porta foi estourada pelos menores, que se armaram e deram início ao motim, que foi controlado primeiramente na unidade I.

Policiais militares e bombeiros foram acionados preventivamente e se posicionaram do lado externo da unidade. A Corregedoria da Fundação Casa vai abrir uma sindicância interna para apurar se houve algum tipo de negligência por parte dos funcionários das duas unidades.

Voltar ao topo