Raul Jungmann acusado por crime eleitoral

Recife

(AE) – Por entender que o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e candidato a deputado federal Raul Jungmann (PMDB-PE) cometeu crime eleitoral, o juiz-coordenador da publicidade eleitoral no Estado, Antônio Fernando de Araújo Martins, pediu ao procurador eleitoral Miécio Uchôa Cavalcanti Filho, a abertura de um processo contra ele.

Segundo Martins, é proibida a publicidade paga dos candidatos e, desde a semana passada, informes publicitários sobre Jungmann vinham sendo veiculados em quatro emissoras de rádio da capital e em outras do interior, além de propaganda em outdoor e jornais. A inserção para rádio incluía discurso do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e candidato do PMDB a deputado federal por Pernambuco, depois de informe sobre as ações no ministério. Jungmann pode ser condenado a pagar multa de até R$ 106 mil. “É uma evidente peça de campanha”, afirmou o juiz-coordenador da publicidade eleitoral em Pernambuco. “A lei é clara, propaganda paga é proibida, e nossa preocupação é com a igualdade de condições dos candidatos.”

Cavalcanti Filho ainda decidirá se denuncia o ex-ministro. Ele disse ter recebido um fax de Jungmann informando que, a partir de amanhã (04), todas as propagandas serão retiradas. A veiculação dos comerciais nas emissoras de rádio foi suspensa ainda hoje.

O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e candidato do PMDB a deputado federal explicou, por meio da assessoria, que os anúncios foram produzidos e propagados por amigos correligionários que queriam lhe fazer uma homenagem. Jungmann acrescentou que eles acreditavam que as mensagens pagas só eram proibidas a partir de sábado (06), prazo de registro de candidaturas. As estações de rádio que transmitiram a propaganda também serão alvo da ação, de acordo com Martins.

Voltar ao topo