Sabotage ficou conhecido do grande
público ao aparecer no filme ?O invasor?.

São Paulo – O rapper Sabotage, cujo verdadeiro nome é Mauro Mateus dos Santos, foi morto na madrugada de ontem em São Paulo. Ele chegou vivo ao no Hospital São Paulo mas não resistiu aos ferimentos. Sabotage teria saído de uma festa perto de sua casa quando foi atingido por quatro disparos, por volta das 5h30. O crime aconteceu na região da Saúde, Zona Sul da capital. O rapper foi ferido por dois tiros na coluna cervical, um na mandíbula e outro perto do ouvido. Chegou ao hospital com parada cardio-respiratória, foi reanimado, operado e internado na UTI, mas não resistiu. Sabotage, que ficou conhecido do grande público ao aparecer no filme ?O invasor?, era um dos mais promissores artistas do hip hop nacional. O músico (que era da Zona Sul da cidade) tinha dois discos lançados: seu primeiro álbum-solo e a trilha sonora do filme de Beto Brant. A trilha do filme foi premiada no Festival de Brasília. Seu trabalho em ?O invasor?, no entanto, não se restringiu apenas à trilha e à atuação.

O rapper escreveu todos os diálogos de Anísio, personagem interpretado por Paulo Miklos. Depois do filme, Sabotage foi convidado para atuar em ?Estação Carandiru?, filme de Hector Babenco baseado no livro de Dráuzio Varella. No filme, seu personagem era Fuinha, um preso que ele conheceu. Sabotage também participou da trilha sonora. O apelido do rapper veio da adolescência. Como ele costumava contar, seu irmão um dia descobriu que ele iria sair de noite sem permissão da família. E contou para a mãe que ?o Mauro estava escondido para fazer sabotage?. No fim do ano passado, ele foi eleito “Personalidade do ano” e “Revelação”, no Hutus 2002, a maior premiação do rap nacional, que aconteceu no Rio em novembro. O rapper, de 29 anos, era casado e pai de três filhos. Antes de ser rap, trabalhou no tráfico de drogas na favela do Canão, na Zona Sul de SP.

Assassinatos e crimes no mundo do rap são freqüentes nos EUA. O caso mais famoso é o dos assassinatos de Tupac Shakur e Notorious B.I.G, numa história que envolve vinganças e que até hoje parece sem solução. No ano passado, Jam Master Jay, do Run-DMC, também foi assassinado em seu estúdio.

continua após a publicidade

continua após a publicidade