Radiotransmissor ao lado de Beira-Mar

Rio – Um radiotransmissor foi encontrado ontem na cela que fica ao lado de onde está preso o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, no presídio Bangu 1. Na semana passada, o secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, havia admitido a possibilidade de Beira-Mar ter se comunicado por rádio de dentro da cadeia com seus comparsas, depois que foi detectada uma falha no bloqueador de celulares da unidade. Segundo ele, a Polícia Federal já havia informado o fato ao governo do Rio.

O rádio, de fabricação japonesa, foi achado na cela do preso Juliano Gonçalves Oliveira, o Juca. O aparelho estava dentro do “boi” (buraco no chão que serve de vaso sanitário). A secretaria não forneceu informações sobre Juca nem confirmou se o aparelho era utilizado por Beira-Mar. Os dois presos estão na galeria D de Bangu 1. A unidade tem outras três galerias, cada uma com doze celas individuais, num total de 48 presos. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a empresa Nextel redirecionou suas antenas para aumentar sua potência e acabou, com isso, provocando um furo na barreira eletrônica para celulares e rádios no presídio, que têm como objetivo justamente impedir que detentos se comuniquem com outros bandidos e, assim, continuem a comandar ações criminosas.

O diretor-geral do Desipe, tenente-coronel Cid Souza Sá, disse que desde que assumiu o cargo, no dia 14 de janeiro, esta foi a primeira vez que foi encontrado um aparelho de comunicação na unidade.

Voltar ao topo