Quinto presídio federal de segurança máxima será construído no DF

Brasília – O quinto presídio federal de segurança máxima especial será construído no Distrito Federal, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Justiça, Tarso Genro. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vão ser investidos R$ 25 milhões, para construção e compra de aparato tecnológico.

O último presídio seguirá o modelo dos já existentes em Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS), que têm 208 vagas para presos de alta periculosidade cada um.

O diretor do Depen, Mauricio Kuehne, afirmou que recebeu hoje a resposta positiva do governo do Distrito Federal e que o ministério já dispõe da verba. "Nós temos para o sistema federal duas fases. A primeira se consolida com a quinta unidade", disse.

O sistema penitenciário federal foi criado em julho de 2006, com a inauguração do presídio de Catanduvas. Em 21 de dezembro do mesmo ano, foi inaugurado o segundo, em Campo Grande. O terceiro, em Mossoró (RN), está com as obras concluídas e em fase de equipagem, segundo o ministério. O quarto, em Porto Velho (RO), tem entrega prevista para abril.

Voltar ao topo