Qualificação de professor brasileiro melhora, mostra Censo do MEC

O Censo Educacional de 2001 mostra que a qualificação do professor está melhorando, sobretudo os que cuidam da 1ª à 4ª séries. Uma comparação entre 1995 e 2001 mostra que aumentou a quantidade de docentes com magistério e diploma de nível superior. Os dados foram apresentados hoje pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza, no seminário Desempenho dos Professores na América Latina e Caribe: Novas Prioridades.

O cálculo foi feito a partir das funções docentes e não do número absoluto de professores. Uma função docente equivale a uma aula dada por um professor. Como os professores costumam das mais de uma aula, o número de funções docentes é maior do que o de professores. Segundo o Censo, em 1995, 16% das funções docentes referiam-se a professores que chegaram, no máximo, ao fim do ensino fundamental. Em 2001, a proporção caiu para 6%.   

No mesmo período, aumentou a parcela de docentes com magistério (de 59% para 64%) e formação superior (de 19% para 27%).

A mesma coisa pôde ser observada, porém com menos intensidade, da 5ª à 8ª séries e no ensino médio. No primeiro, o percentual de professores com diploma de nível superior passou de 72% para 75%. No ensino médio, de 82% para 89%.

Voltar ao topo