PTB e PSD decidem se unificar em 2003

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) decidiu, em convenção conjunta com o Partido Social Democrático, realizada no final de semana, incorporar o PSD para tornar-se, a partir do próximo ano, a sexta maior bancada na Câmara, atrás do PT, PFL, PMDB, PSDB e PPB. Com a decisão, o PTB terá 30 deputados e quatro senadores. Na Câmara, são 26 deputados eleitos pelo PTB e quatro pelo PSD, enquanto no Senado haveria, a partir de 2003, três senadores do PTB e um do PSD.

Segundo o presidente da legenda, José Carlos Martinez (PR), a incorporação coloca o PTB novamente no rol dos grandes partidos brasileiros, com direito a recursos do fundo partidário e tempo de propaganda política gratuita na televisão de 20 minutos por semestre, em 80 inserções comerciais. “Com isso, o PTB passa a ter o status de grande partido, que nunca deveria ter perdido. Foi uma oportunidade excelente e devemos fechar, até o final desta semana, a diplomação dos deputados”, comunica.

Martinez afirmou ainda que a união do PSD ao PTB foi a primeira grande incorporação feita no Congresso Nacional para o próximo período legislativo. Segundo ele, as incorporações corresponderão, na prática, a uma reforma política natural, porque os pequenos partidos terão de seguir a legislação ou serão extintos – já que devem alcançar o mínimo de 5% dos votos válidos para a Câmara para terem direito aos recursos do fundo, ao tempo de TV e à indicação de líder.

Voltar ao topo